<

« Home | Valores... » | "SOMBRA" » | CONTRA A ANISTIA POLÍTICA A JOSÉ DIRCEU » | UM ASSASSINATO E DOIS CUIDADOS » | MISTÉRIO » | ALGUÉM » | NÃO ACABOU » | O ESTADO DE S. PAULO - Editorial 24/11/2006 » | FILOSOFIA DO SEGREDO » | ROBERTO ROMANO »

"Os refugiados do lulismo"

A Folha confirma hoje que familiares do ex-prefeito Celso Daniel (Santo André-SP), assassinado há seis anos, foram reconhecidos, de fato, como "refugiados políticos" na França.

Um irmão e uma cunhada do ex-prefeito petista de Santo André (SP) Celso Daniel, morto há quase seis anos, foram reconhecidos pelo governo francês como refugiados políticos. Bruno Daniel, Marilena Nakano e três filhos deixaram o Brasil em março de 2006. A família informou que vinha recebendo ameaças de morte por insistir na elucidação do assassinato do prefeito, até hoje sem resposta na Justiça. O casal reuniu reportagens e relatos de amigos sobre as ameaças para apresentar ao Ofício Francês de Proteção aos Refugiados e Apátridas (OFPRA) - a Folha ligou para o órgão, que informou que os casos são mantidos em sigilo. Bruno e Marilena disseram que escolheram o país pela tradição da França em dar abrigo a perseguidos políticos. A pedido da família, Hélio Bicudo, membro da Fundação Interamericana de Direitos Humanos, irá apresentar hoje duas cartas escritas pelo casal, que pede um maior empenho do Judiciário. No documento, a família informa que sua maior preocupação é a ação que está no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a legitimidade de os promotores conduzirem uma investigação. Advogados do ex-segurança e empresário Sérgio Gomes da Silva, apontado pelo Ministério Público como o mandante do crime (o que ele nega), dizem que só a polícia pode investigar. A família pede aos ministros que se sensibilizem e votem de forma favorável à Promotoria. O processo sobre a morte está na primeira instância -as testemunhas de defesa estão sendo ouvidas. Celso Daniel foi seqüestrado no dia 18 de janeiro de 2002, quando estava em um carro blindado conduzido por Gomes da Silva. O corpo foi localizado dois dias depois. Para a Promotoria, o crime foi encomendado e está relacionado a um esquema de propina montado para financiar campanhas eleitorais. A Polícia Civil, porém, concluiu que foi crime comum.

Em 17 de janeiro do ano passado, publiquei aqui e no
Blog Celso Daniel um texto exatamente com este título: "Os exilados da era Lula". Cito o trecho final:Numa república que merecesse o nome, não pairariam dúvidas sobre esta sucessão de crimes, nem a investigação sofreria embaraços. Mas o que se viu? O que se viu foi que os próprios familiares de Celso Daniel foram ameaçados, perseguidos, intimidados - e, sem amparo, muitos deles estão no exílio. São os exilados da era lulo-petista. O governo Lula, amigo das Farc e do castrismo (leia editorial do Estadão: "O diploma honoris causa das Farc"), até hoje não tomou qualquer medida para proteger os familiares de Celso Daniel.

Orlando Tambosi

P.S.: O texto está transcrito, o que não quer dizer que não é preciso visitar o blog do prof. dr.
Orlando Tambosi, de leitura obrigatória.

Esse caso é triste mesmo. E nenhum jornal se atreve a publicar com medo de perder as gordas verbas públicas.
O templat ficou ideal para o seu objetivo
http://somagui.zip.net

Inacreditável e inaceitável uma situação dessas... a família ter que "fugir" para também não morrer.... ninguém que faz absolutamente nada! Um crime que não é desvendado após 6 anos... muito estranha essa situação! não é mesmo?
Enfim... enquanto nós, brasileiros, continuarmos quietos e de braços cruzados, nos contentando com os "bolsas famílias" da vida, muita gente ainda pode morrer nessa podridão de política que temos aqui.

Postar um comentário